Publié par : manuelsds | 13 juillet 2011

O que vai acontecer em Portugal se o primero ministro muda a lei laboral

Terça-feira, 12 de Julho de 2011

Trabalho desumano na China

Notícia do DN que as as condições de trabalho nas fábricas chinesas do sector da eletrónica que produzem para as grandes multinacionais são « desumanas », refere um relatório da organização de defesa dos direitos humanos China Labor Watch.
Em nove das dez fábricas analisadas por aquela organização não governamental, « os operários não ganham um salário que lhes permita cumprir apenas as horas de trabalho normais, sendo forçados a cumprir um elevado número de horas extra » e « nenhuma fábrica cumpre estritamente a legislação de trabalho da China ». Os operários cumprem um número excessivo de horas extraordinárias, trabalhando muitas vezes até à exaustão, ou seja, trabalham até não poder mais.

« Enquanto as empresas com marcas internacionais e os produtores chineses procuram reduzir os custos de compras e produção ao nível mais baixo possível, a segurança e o bem-estar dos operários chineses são sacrificados », conclui a organização não governamental.
A grande competividade da economia da China baseia-se assim em mão de obra escrava, e acusam os restantes países em crise, como o nosso, de não sermos competitivos porque ainda não somos suficientemente escravos. A questão deve ser: queremos ser escravos de uma economia supostamente competitiva, da qual nada beneficiamos ou queremos um outro tipo de economia, que respeite os direitos humanos e que sirva as pessoas?

Publicada por Precários Inflexíveis em

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Catégories

%d blogueurs aiment cette page :