Publié par : manuelsds | 5 juillet 2011

Transportes Trabalhadores do sector público marcam reunião com Governo

Económico com Lusa 05/07/11 16:25
Trabalhadores querem evitar a privatização e as alterações laborais nas empresas públicas de transportes e comunicações.

« Decidimos que o debate deve ser desenvolvido nos locais de trabalho, para a mobilização na luta dos trabalhadores, e ainda promover um debate público aberto a especialistas que encontrem soluções que não passem nem pelas propostas alterações salariais e laborais, nem pela privatização », afirmou à Lusa Amável Alves, coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

O plenário, que decorreu durante a manhã no Clube Ferroviário, em Lisboa, contou com a presença de cerca de 250 dirigentes, delegados sindicais e membros das comissões de trabalhadores das empresas públicas de transportes aéreos, ferroviários, rodoviários e urbanos e ainda dos CTT.

« Poderíamos ter sido 500 ou 600, mas não era esse o objectivo. A seguir é que vamos fazer reuniões para debater estas questões com os trabalhadores, promovendo um trabalho profundo de mobilização contra o conformismo e resignação dos trabalhadores » em relação a medidas anunciadas pelo governo, como a privatização de algumas empresas ou mais cortes salariais, acrescentou o coordenador da Fectrans.

Este responsável defendeu que « não é inevitável » que no futuro se acabe com o sector público de transportes e criticou a alteração da componente social dos serviços de transporte às populações, que disse temer acabar com a privatização das empresas do sector.

A situação laboral nas empresas do sector dos transportes e as políticas do programa do Governo PSD/CDS-PP e as do memorando de entendimento assinado com a ‘troika’ foram também enumeradas pelos dirigentes sindicais durante aquele plenário.

Além do agendamento de várias sessões de esclarecimento com os trabalhadores das várias empresas públicas de transportes e comunicações, os trabalhadores vão pedir esta semana uma reunião com o secretário de Estado dos Transportes para debater as medidas anunciadas para o sector.

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Catégories

%d blogueurs aiment cette page :