Publié par : manuelsds | 13 juin 2011

2ª Universidade de Verão do CADTM Europa

De 1 a 3 de Julho na Bélgica

2ª Universidade de Verão do CADTM Europa

8 de Junho

Universidade de Verão ?!
De manhã das 9h30 às 12h30 e de tarde das 14h30 às 18h30, os ateliers e debates têm lugar em paralelo (até 5). A variedade dos temas abordados (crise europeia, dívida ecológica, neocolonialismo, lutas feministas, etc.) e dos intervenientes permite responder a múltiplos anseios e perguntas.
À noite: música, teatro, e para os amadores alguns debates suplementares à volta de um copo!
Funcionamos em pensão completa, ou seja, alojados em quartos duplos ou triplos, alimentados em cantina colectiva; durante o dia também se prevê um espaço infantil. Um lugar de formação e troca entre militantes e simpatizantes de horizontes diversos, num ambiente de convívio!

 

2ª Universidade de Verão do CADTM Europa

1 a 3 Julho 2011, em Wépion (perto de Namur), Bélgica

A 2ª Universidade de Verão do CADTM Europa, que decorrerá de sexta-feira 1 a domingo 3 de Julho em Wépion (Bélgica), é o nosso grande encontro anual: um momento importante para ganhar distanciamento sobre uma actualidade carregada, alimentar o bom humor e trocar experiências.

Em 2009 reflectimos colectivamente sobre a crise global do capitalismo e as resistências e alternativas a propor. À semelhança da 1ª universidade de Verão em 2009, e talvez mais ainda este ano, a 2ª universidade de Verão do CADTM Europa será um momento privilegiado para fazer o ponto da evolução da crise internacional, e para construir a resposta necessária à escala europeia contra a dívida e os planos de austeridade. Com efeito, o capital e os dirigentes dos países europeus estão apostados, com o apoio do FMI e da Comissão Europeia, a fazer pagar a crise aos mais desfavorecidos.

Com a presença de cerca de 300 pessoas e 25 ateliers, analisaremos a crise que toca os países da União Europeia, os EUA, o Japão, a Islândia. Abordaremos também o (neo)colonialismo 50 anos após as independências africanas, as evoluções em curso na Ásia (China, Tailândia, …), as alternativas postas em prática na Venezuela, no Equador e na Bolívia. Discutiremos ecologia, feminismo, direitos humanos, os fundamentos jurídicos da anulação da dívida, as lutas contemporâneas que atravessam o planeta, e muitos outros assuntos. A universidade de Verão será também uma oportunidade para mudar as nossas práticas e utensílios pedagógicos. Para permitir a participação das famílias, propõe-se um espaço infantil durante o dia.

Seria realmente uma pena faltar a esta segunda edição!

A universidade de Verão está aberta a todos. Para se inscrever, telefonem para +32 484 99 53 81 ou +32.4.226.62.85, ou escrevam para cecile@cadtm.org. Mais informação na rubrica Informações práticas

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s

Catégories

%d blogueurs aiment cette page :